Manutenção.net Notícias

Login    
Cadastre-se
Responda nossa pesquisa de público, clique aqui.

Estado de São Paulo registra aumento de 2% no consumo de gás natural em 2017

De acordo com o Anuário de Energéticos por Município da Secretaria de Energia e Mineração no mesmo período o consumo de etanol reduziu em 2%

energia - 19/11/2018

A Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, divulgou nesta sexta-feira, 9 de novembro, o Anuário de Energéticos por Município do Estado de São Paulo 2018 ano base 2017.

O levantamento mostra que os 645 municípios do Estado foram responsáveis pelo consumo de 43 milhões de toneladas de óleo equivalente (toe) contra 42 milhões do ano anterior. O estudo aponta ainda um aumento de 2% no consumo de gás natural, uma redução também de 2% na utilização do etanol e a estabilização no uso da energia elétrica e nos derivados de petróleo.

Apenas cinco municípios correspondem por 32,3% do total do consumo no Estado. A capital paulista lidera o ranking de consumo dos diversos tipos de energia respondendo por 19,9%, seguida por Guarulhos com 6,3%, Campinas com 2,7%, Santo André com 1,8% e Paulínia com 1,6%. Os insumos mais utilizados foram os derivados de petróleo, energia elétrica e etanol.

“O gás natural é um energético seguro e que possui baixa emissão de poluentes. O aumento no consumo em relação ao ano anterior foi observado em todas as categorias com destaque para a termogeração”, explica o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles.

No consumo de energia elétrica por região administrativa a Região Metropolitana de São Paulo foi responsável por 40% de toda energia consumida em 2017 totalizando 52,3 TWh. Na sequencia vem a região administrativa de Campinas com 26,4 TWh, seguida por Sorocaba  12,5 TWh, São José dos Campos 8,3 TWh e Santos com 6,2 TWh.

Na utilização do gás natural como insumo energético a região da capital paulista consumiu 2,1 bilhões de m³, seguida pela região administrativa de Campinas 1,7 bilhão de m³, São José dos Campos 627 milhões de m³, Sorocaba 416 milhões de m³ e Santos com 285 milhões de m³.

Confira o ranking de consumo de energéticos totais em toe das regiões administrativas do Estado de São Paulo em 2017.

Sobre o Anuário

O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2018 ano base 2017 apresenta dados sobre os principais energéticos consumidos pelos 645 municípios paulistas – energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, bem como as respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2).

O documento é uma ferramenta para que gestores municipais públicos e privados possam desenvolver atividades regionalizadas de planejamento energético e ao mesmo tempo estimular o empreendedorismo local gerando emprego e renda para a população.

As principais informações do anuário podem ser acessadas na ferramenta Dados Municipais, com link disponível na homepage do site da Secretaria de Energia e Mineração. O arquivo com o estudo completo também está disponível na Biblioteca Virtual do hotsite Dados Energéticos. Para acessar a ferramenta online ou o pdf acesse www.energia.sp.gov.br

 

Disponível em: http://www.energia.sp.gov.br/2018/11/estado-de-sao-paulo-registra-aumento-de-2-no-consumo-de-gas-natural-em-2017/

Publicado por: Engenharias .NET

Nenhum comentário ainda


Converse no WhatsApp