Manutenção.net Notícias

Login    
Cadastre-se
Responda nossa pesquisa de público, clique aqui.

Israel: exemplo mundial de dessalinização e água de reúso

Técnicas no reuso de água e dessalinização são o destaque.

Tecnologia - 27/08/2013

A Sabesp recebeu, no último dia 26 de agosto, a palestra Gestão e Tecnologias aplicadas a Sistemas de Abastecimento de Água em Grandes Cidades, ministrada pelo Diretor do Departamento de Dessalinização da Autoridade Nacional de Água de Israel, Abraham Tenne.

O encontro discutiu tecnologias e técnicas para dessalinização e mencionou porque Israel é um dos maiores usuários de água dessalinizada do mundo e exemplo no conceito cidade inteligente. “A dessalinização é feita por osmose reversa, uma técnica que utiliza membranas e permite uma economia de energia bastante significativa”, explicou Abraham. Além do tratamento da água salgada, ele reforçou que a abordagem urbana inteligente também envolve medição remota contra vazamentos; reuso da água nas áreas urbanas, industriais e agrícolas; incentivos fiscais; altas tarifas e educação para o uso consciente.

Localizado em região árida, foi a necessidade que fez com que Israel tornasse uma rotina a realização de investimentos progressivos em inovações e esforços no combate da escassez. “Daqui vinte ou trinta anos, a água será ainda mais escassa, por isso, mais importante até que o tratamento de efluentes e a dessalinização, é economizar”, reforçou Abraham. Ele ainda citou a importância da criança – a “polícia da água”- na propagação de uma cultura consciente no uso da água.

“Foi extremamente enriquecedor agregar experiências de um país como Israel que já utiliza cerca de 80% de sua água de reuso”, enfatizou Wady Roberto Bon, assessor da Diretoria de Tecnologia, empreendimentos e Meio Ambiente.

Ao final do encontro, Olavo Alberto Prates Sachs, Diretor Técnico da Associação dos Engenheiros da Sabesp, AESabesp, comunicou que a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) está promovendo um concurso que disponibilizará um convite para um associado participar do Workshop WATEC Israel 2013, Tecnologia de Água e controle ambiental Exposição e Conferência, no Centro de Feiras e Convenções Industriais de Israel.

Fonte: Sabesp.com

Publicado por: Paulo Walter

1 Comentário


  1. Eliézer Batista

    É preciso olhar para o consumo de água no brasil e sua distribuição como se estivéssemos em Israel, economia,consciência,tarifas,reais e lei contra desperdícios e furtos.

× Converse no WhatsApp