Manutenção.net Notícias

Login    
Cadastre-se
Responda nossa pesquisa de público, clique aqui.

Túneis de diversas cidades do país já possuem sistema de tecnologia LED

Primeiro da região metropolitana de São Paulo a receber lâmpadas de LED, o túnel Ayrton Senna ganhou maior visibilidade, segurança e caiu no gosto dos paulistanos

Elétrica, energia - 14/12/2013

Alto índice de economia de energia, baixo custo de manutenção e maior vida útil das lâmpadas. Essas são algumas das principais vantagens da utilização do sistema de tecnologia LED (diodo emissor de luz), que já faz parte do dia a dia do paulistano, presente em diversos cartões postais da cidade. Quase três anos após a conclusão das obras de modernização, o túnel Ayrton Senna, localizado na região metropolitana de São Paulo, continua colhendo os frutos dessa nova iluminação.

De acordo com o Coordenador de Uso de Sinais da AES Eletropaulo, Fernando Bacellar, o Ayrton Senna se tornou um exemplo de eficiência energética, uma vez que a maior parte da energia elétrica é convertida em luz, o que pode gerar uma economia de 80%. Isso representa, segundo o especialista, o consumo mensal de 8.500 residências.

“As lâmpadas de LED são ecologicamente corretas, elas não possuem mercúrio em sua composição e gastam muito menos energia do que as de vapor, além de ter também um baixo custo para manutenção. O projeto que realizamos foi totalmente voltado para a eficiência energética do local. Sem dúvidas, o complexo Ayrton Senna hoje é uma atração a mais na cidade, ele foi o primeiro dos vinte túneis de São Paulo a contar com essa iluminação” afirma Bacellar.

Apesar de possuírem um custo inicial alto, as lâmpadas de LED têm vida útil mais longa, o que compensa o investimento e reduz consideravelmente a manutenção do sistema de iluminação. Além disso, essas lâmpadas são capazes de reproduzir diferentes cores, o que colabora ainda mais para a segurança dos motoristas que trafegam pelo complexo.
“A nova iluminação proporcionou uma uma economia de energia mensal de 80% no túnel Ayrton Senna”
Além dos benefícios de melhoria na iluminação, a ação também reduziu os furtos de cabos. “Quando desenvolvemos o projeto, pensamos no cuidado com o sistema elétrico, e também nos preocupamos em realocar a fiação da parte lateral para o centro do complexo. Essa iniciativa praticamente zerou o número de furtos dos cabos de cobre nos túneis”, explica o coordenador.

Por serem os mais modernos do mercado, os sistemas que utilizam LED têm sido apontados por especialistas como o futuro da iluminação. De acordo com Bacellar, sua tecnologia atingiu um patamar em que a eficiência e o tempo de vida os tornam fontes ideais para aplicações que não eram viáveis há pouco tempo.

“Os benefícios dessas lâmpadas são diversos, além dos que já foram citados, posso também destacar a valorização da arquitetura do túnel, que ficou com uma luminosidade agradável, maior eficiência energética, sem dúvidas, menor necessidade de substituição, enfim, realmente a iluminação LED só tende a crescer cada vez mais”

A AES Eletropaulo finalizou, em 2012, as obras de substituição do sistema de iluminação em 20 túneis da cidade, conforme previsto no projeto realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo. No total, foram investidos cerca de R$ 38,2 milhões. Além dos túneis, a nova iluminação em LED também está presente em diversos cartões postais da cidade, como o Vale do Anhangabaú, Sala São Paulo, Praça Villaboim e o centro histórico, e o Parque Ibirapuera.

Fonte: PROCEL Info – http://www.procelinfo.com.br/

Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp