Manutenção.net Notícias

Login    
Cadastre-se
Responda nossa pesquisa de público, clique aqui.

Atlas Copco vai lançar equipamento móvel para perfuração de minas

Mineração, Produção - 07/01/2014

A nova carreta móvel é para perfurar as chamadas aberturas nas minas. A nova carreta, chamada Easer, pode fazer tanto perfurações de gavetas quanto alargamentos com um diâmetro de 750 mm, assim como abertura de chaminés de lavra convencionais com um diâmetro de até 1.200 mm.

Desde sua introdução em meados dos anos 1960, a técnica de abertura de chaminés de lavra é considerada a maneira mais segura e produtiva de se escavar chaminés na maioria das aplicações em minas. Na escavação de blocos a na maior parte dos tipos de mineração subnível, uma grande quantidade de chaminés curtas atuam como aberturas para que a rocha se expanda durante a explosão.

Máquinas de abertura de chaminés de lavra tradicionais normalmente requerem uma plataforma de concreto e parafusos de fixação para manter a máquina estável durante a operação. No tempo total de movimentação para tais chaminés curtas, o tempo real de perfuração normalmente é inferior a 50%.

O aumento da demanda por uma carreta altamente móvel e versátil, especificamente projetada para criar estas aberturas com segurança e eficiência, levou ao desenvolvimento da Easer. A carreta pode produzir aberturas com um diâmetro máximo de 750 mm em um buraco com profundidade de até 60 m. Ela usa uma broca de perfuração padrão de 200 mm (8 pol.) com uma broca piloto de 228 mm (39 pol.).

Perfuradora Atlas CopcoTodo o equipamento de operação necessário faz parte do transportador, com exceção das brocas e os procedimentos de instalação não requerem nenhuma preparação do local.

“Nossa missão no desenvolvimento da Easer foi a de acelerar a operação,” diz Johnny Lyly, Gerente de Produto da Atlas Copco. “O tempo para perfurar uma abertura de 40 metros, da instalação à retirada, é menor que 30 horas e a instalação/retirada é feita em menos de uma hora.”

A Easer oferece os mesmos modos de perfuração que as carretas de abertura de chaminés tradicionais: perfuração de gavetas, alargamentos e abertura de chaminés de lavra convencional. Para mudar de perfuração de gavetas a alargamento, o redutor é girado em 180 graus – uma operação simples que pode ser realizada em um ambiente subterrâneo. No modo abertura de chaminé, a Easer pode perfurar até 1.200 mm.

O nome Easer é derivado da expressão “ease off”, que significa retirar ou aliviar a pressão, que é usada para referir-se ao furo para explosão dentro do qual a rocha se expande durante a detonação. O lançamento da Easer está programado para 2014.

Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp