Manutenção.net Notícias

Login    
Cadastre-se
Responda nossa pesquisa de público, clique aqui.

Embratel lança ferramenta que reduz custo de energia

energia - 02/04/2019

Embratel lança serviço de gerenciamento do consumo de energiaPernambuco – Com a maior preocupação de empresas e indústrias quanto ao consumo de energia, a Embratel está lançando uma nova solução para reduzir esses custos em Pernambuco. A empresa fez um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões na ferramenta Eficiência Energética Embratel, que gerencia os pontos de consumo de energia de empresas, visando garantir o maior controle e melhor gestão dos gastos, chegando a reduzir em até 30% das despesas.

De acordo com o Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel, Mário Rachid, o recurso detecta os gastos e equipamentos que mais consomem energia para conseguir a economia. “Através de um sensor na rede a gente analisa o gasto de energia, qual equipamento gasta mais e se isso está dentro dos padrões. A gente olha também o uso da energia ao longo do dia, para buscar ganhar uma eficiência no gasto energético para que o cliente tenha economia. Depois que a gente observa isso, a economia chega a 30%”, afirmou.

O sensor, que é instalado no quadro de eletricidade das empresas, se comunica por meio de uma rede móvel com uma plataforma em nuvem da Embratel, onde os gestores conseguem ter acesso aos dados de consumo das empresas, permitindo o acompanhamento de todo o processo que está sendo feito.

Por meio de um controle de acesso seguro, as empresas analisam os relatórios com o detalhamento do consumo de cada circuito elétrico e recebem sugestões para economia, como desligamento de alguns equipamentos, orientação dos funcionários para utilização de boas práticas, entre outras ações.

A ferramenta é indicada para empresas de diversos tamanhos e campos de atuação, principalmente para instituições com gastos elevados, como as do ramo do varejo e indústria.

Pernambuco é o primeiro estado do Nordeste a receber essa solução, por ter uma utilização alta de energia pelos setores do comércio e indústria. Segundo a Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe), em 2017, os dois setores juntos utilizaram 6,1 milhões de MWh por ano, representando cerca de 46% do consumo total de energia do Estado (13,3 milhões de MWh).

Fonte: Procel Info

Publicado por: Engenharias .NET

Nenhum comentário ainda


Converse no WhatsApp